O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 59 milhões para a Weg desenvolver um novo aerogerador de 7 MW em série a partir do final de 2024. Segundo a instituição, o novo modelo possibilitará a redução dos investimentos totais para a instalação de novos parques eólicos e das emissões de carbono.
A operação acontece por meio do Finem – Fundo Clima de Energia Renováveis e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, fabricação, transporte, montagem e instalação da unidade geradora. Parte dos recursos também será aplicada na aquisição de componentes necessários para a produção de um protótipo para testes de campo e certificação.
O novo equipamento terá um diâmetro de rotor das pás de 172 metros e utilizará uma nova tecnologia que permite otimização no peso dos componentes, flexibilidade no seu transporte e instalação, bem como confiabilidade operacional. A perspectiva é de que seja adaptável a diferentes redes de energia, além de poder ser exportado.
Devido ao ganho de eficiência em relação ao modelo atualmente produzido pela multinacional catarinense, de 4.2 MW e 147 metros de rotor, a nova turbina permitirá um volume de carbono evitado adicional de 13.082,8 tCO2e durante sua vida útil, o que equivale ao plantio de cerca de 93 mil árvores, informa o BNDES.